GUERREIROS & GUERREIRAS ATLETICANAS

PARA CONHECIMENTO DESSA GALERA, ESTA É UMA RESENHA ENCAMINHADA PELO FERNANDO SOBRE O NOSSO GALO.
NÃO CUSTA LEMBRÁ-LOS DA EXPRESSÃO CONHECIDA: É BOM DEMAIS SER ATLETICANO!
E QUEM SÃO OS CARAS DA FOTO?

RADAMÉS TEIXEIRA DA SILVA (89 ANOS) - É MINEIRO DA GEMA E GALO DE CORAÇÃO. ARQUITETO E URBANISTA, É UM ESTUDIOSO DO ASSUNTO SOBRE AS CIDADES. JÁ REALIZOU VÁRIAS CONSULTORIAS EM PREFEITURAS MINEIRAS, DENTRE SUAS MÚLTIPLAS ATIVIDADES. É PROFESSOR EMÉRITO DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG. HOJE, APOSENTADO, AINDA SE DEDICA AOS ESTUDOS SOBRE AS NOSSAS CIDADES. NUNCA SE ESQUECE DESSE GALO FORTE VINGADOR.
A OUTRA PESSOA DA FOTO É O SEU CUNHADO FERNANDOGALO, DE BRASÍLIA. RADAMÉS JÁ ESTEVE COM O FERNANDO NO ANTIGO TERREIRO DO GALO (AUTO ZEMA), PARA VER UM JOGO E CONHECER ALGUNS AMIGOS GALINÁCEOS. FICOU IMPRESSIONADO COM A ANIMAÇÃO DA NOSSA TURMA.
PARECE QUE FOI ONTEM, SÔ!
HÁ MAIS DE 60 ANOS, NO ESTÁDIO DO SETE DE SETEMBRO, LOCALIZADO NO ANTIGO BAIRRO DO HORTO FLORESTAL, EM BELO HORIZONTE, HOJE INDEPENDÊNCIA (CAIU NO HORTO TÁ MORTO), O FERNANDO FOI LEVADO POR RADAMÉS PELA PRIMEIRA VEZ AO CAMPO DO SETE (COMO O ESTÁDIO ERA CONHECIDO), PARA ASSISTIR AO SEU PRIMEIRO JOGO DO GALO.
UMA DAS ESCALAÇÕES DO ATLÉTICO, QUE SABIAM (E SABEM ATÉ HOJE) DE COR E SALTEADA (EXPRESSÃO DA ÉPOCA), ERA: SINVAL, AFONSO E OSVALDO, CLEVER, ZÉ DO MONTE E HAROLDO, LUCAS, DENONI E UBALDO, MÚCIO E AMORIM, COM UBALDO INFERNIZANDO A DEFESA ADVERSÁRIA (ÊTA FERRO, ÁUREOS TEMPOS!).
BUSCANDO ALGUNS NOMES LÁ NO “FUNDO DA CACHOLA”, NAS DÉCADAS DE 50 E 60, RELEMBRAM JOGADORES QUE ERAM FABULOSOS, DENTRE ELES O UBALDO "MIQUICA”, AQUELE QUE MARCAVA GOLS ESPÍRITAS. DE 60 EM DIANTE FORAM SURGINDO VERDADEIROS MONSTROS SAGRADOS, COMO DARIO PEITO-DE-AÇO (PARAVA NO AR IGUAL A UM BEIJA FLOR), HUMBERTO RAMOS, REINALDO (FANTÁSTICO, DAVA O PASSE PARA SI MESMO. DENTRO DA ÁREA ERA O CAPETA CHUPANDO MANGA), TONINHO CEREZO, LUIZINHO, ÉDER ALEIXO, E, MAIS RECENTEMENTE, SÃO EXPEVICTOR, TARDELLI, RONALDINHO GAÚCHO, BERNARD, ALÉM DE OUTROS.
E OS TÍTULOS, HEIN? PENTACAMPEÃO MINEIRO DE 1952 A 1956, HEXACAMPEÃO MINEIRO DE 1978 A 1983, 1º CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1971, COM MUITA HONRA, APESAR DE GARFADO PELOS JUÍZES, 1º CAMPEÃO DA CONMEMBOL EM 1992 E NOVAMENTE EM 1997, CAMPEÃO DA LIBERTADORES DE 2013, TAMBÉM MUITO GARFADO PELOS JUIZES E SEMPRE SECADO PELA IMPRENSA CARIOCA, PRINCIPALMENTE PELOS COMENTARISTAS DA GLOBO, E 42 VEZES CAMPEÃO MINEIRO (JÁ INCLUSOS O PENTA E O HEXA MINEIRO). FOI CONSIDERADO O CAMPEÃO DO SÉCULO XX EM MINAS GERAIS. QUER MAIS, OU TÁ DE BOM TAMANHO. HEIN? HEIN?
AMIGOS, COMO É BOM RELEMBRAR ESSES ATLETICANOS APAIXONADOS PELO GALO, GOZANDO OS TORCEDORES ADVERSÁRIOS, PRINCIPALMENTE OS CRUZEIRENSES (NÃO VAMOS FALAR O APELIDO DELES NÃO, MAS COMEÇA COM A LETRA M, VIU!), E DAR UM EXEMPLO PARA ESSA NOVA GERAÇÃO NÃO DEIXAR A PETECA CAIR E CONTINUAR PRESTIGIANDO ESSE GALO DOIDO, NO SERPENTINA ZERO GRAU, ATUAL LOCAL DE NOSSOS ENCONTROS.
É ISSO AÍ.
SAUDAÇÕES ATLETICANAS E ATÉ A DISPUTA DO MUNDIAL DE CLUBES.
BRASÍLIA, 23.09.2013.